9 DICAS IMPORTANTES DE MANUTENÇÃO DO ENVIDRAÇAMENTO DE SACADA
top of page
  • Foto do escritorMarcelo Masson

9 DICAS IMPORTANTES DE MANUTENÇÃO DO ENVIDRAÇAMENTO DE SACADA



O envidraçamento de Sacada e fechamento com vidro pode transformar a varanda e Sacada em mais um ambiente do apartamento ou do seu comercio, agregando valor ao imóvel, o envidraçamento de sacadas e áreas pode ser um perigo caso não haja a devida manutenção preventiva e periódica. Uma roldana danificada ou vidro descolado da base de alumínio, por exemplo, pode provocar a queda de uma lâmina de vidro e esta cair em uma área comum do prédio.


Na Soberana Glass estamos acostumados a fazer. Por isso, antes que um acidente ocorra, é necessário seguir algumas de nossa recomendações:


1- Importante manter lubrificado o sistema para não danificar as roldanas e manuseá-lo corretamente a fim de evitar desgastar rapidamente os componentes. Uma das recomendações é abrir as lâminas de vidros apenas no ângulo de 90º graus, nesta posição o mecanismo permanece encaixado com o estacionamento e freio travados, o que não acontece com o vidro em 45 graus. As orientações de utilização do sistema devem ser informadas a todos os usuários.


2- Utilizar sempre fechaduras na porta pivotante. O sistema deve estar também sempre travado; quando fechado utilizar o fecho e quando aberto o aparador.


3- Não utilize graxa nas roldanas, não limpar os vidros e esquadrias com produtos abrasivos, que danificam a pintura eletrostática do alumínio e corroem as camadas de proteção, tanto do alumínio quanto do vidro, podendo até acelerar o processo de descolamento do PVB (camada intermediária entre as lâminas do vidro laminado) e, consequentemente, das chapas.


4- Realizar a cristalização dos vidros a cada seis meses, assim você dispensa a necessidade frequente de manuseio para a limpeza.


5- Substituir as escovas de vedação entre os vidros por perfis de puro silicone. Muitas sacadas foram instaladas com produtos de pouca qualidade, inadequados ou obsoletos. Um exemplo disso são as escovas para vedação, que, por sofrerem um rápido desgaste, são pouco funcionais, pois não foram projetadas para suportar peso. Com o tempo, as escovas deformam e perdem a capacidade de vedar o sistema. Já o perfil de puro silicone é flexível e não deforma, proporcionando mais eficiência na vedação, além de ter maior durabilidade.

6- É importante realizar manutenções preventivas e periódicas com intervalos de máximo de dois anos. A manutenção do envidraçamento de sacada/varanda também garante que tenha sido instalada corretamente, de acordo com a norma que regulamenta o Envidraçamento de Sacadas – ABNT NBR 16.259. Toda vistoria é importante para corrigir falhas e substituição de peças danificadas e de má qualidade e adequar a quantidade de pontos de fixação dos vidros. Um dos principais problemas identificado nas vistorias e manutenções estão relacionados à vedação por conta do uso de selantes inadequados que ressecam e descolam, permitindo a entrada de água. É importante destacar que mesmo sistemas que não são frequentemente manuseados precisam de manutenção, já que somente a sobrecarga dos vidros, que possuem em média 25kg por lâmina, peso intensificado pela pressão do vento, desgasta componentes do sistema, principalmente as roldanas.


7- Recomendamos contratar empresas especializadas e bem avaliadas em manutenção de sacadas para realizar um treinamento de manuseio para todos os moradores e colaboradores que têm contato com o equipamento.


8- Para garantir serviços de qualidade e duradouro em suas manutenções do fechamento com vidro, procure sempre contratar empresas sérias e com boas avaliações. Os serviços relacionados à manutenção de sacada nunca devem ser feitos por amadores. O morador ou condomínio deve procurar empresas especializadas com adequada infraestrutura com endereço físico e CNPJ e, por fim, bom histórico em sites de reclamação do consumidor e Google.


9- É fundamental seguir as recomendações da NBR 16.259 é exigir produtos de qualidade e profissionais certificados para realizar qualquer tipo de reparo em sua sacada, A Soberana Glass, empresa especializada na na venda e instalação e manutenção de sacadas com longa experiência no segmento e expertise dos melhores produtos e das normas técnicas que regulamentam o setor.

A Soberana Glass tem o serviço vistorias gratuita em condomínios para avaliar quais apartamentos precisam rever seus sistemas de envidraçamento ou fechamento de áreas e garantir a segurança de seus moradores e frequentam o condomínio.



20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page